terça-feira, 4 de novembro de 2014

Doce Outono: Figos Secos

Gosto de viver ao sabor das mudanças de estação. Gosto de comer aquilo que a época nos dá. Gosto de comer figos frescos no Verão e figos secos no Outono e no Inverno. Gosto da sabedoria antiga de secar os figos ao sol durante o abundante Verão para depois comer no austero Inverno.
 
Há um problema no meio disto tudo, é que o figo seco é muito rico em fructose. Quem tem problemas com consumo de fructose não deve abusar.

 
Eu não gosto de abusar na fructose, mas adoro figos secos e faço esta concessão. Tenho andado com muita vontade de comer doces. A compulsão do açúcar reduziu bastante, mas volta sempre que a nível psicológico me sinto mais frágil. Volta com menos força, mas volta.



Então apareceu a vontade de fazer uns bolinhos que levassem os doces figos secos e o resultado foi este:



Uns bolinhos de aveia e mel com pedacinhos de figos secos

Ingredientes:

1 chávena de farinha sem glúten Doves Farm
1 chávena de flocos de aveia (isentos de glúten) triturados
2/3 chávena de açúcar amarelo
1/2 chávena de manteiga derretida
3 ovos
1/2 colher de café de goma xantana
2 colheres de sopa de mel
Figos secos a gosto

Preparação:

Triturar os flocos de aveia até obter uma farinha o mais fina possível. Misturar a farinha sem glúten, a aveia, e a goma xantana. Bater a manteiga, o açúcar e os ovos. Acrescentar a mistura de farinhas e bater. Acrescentar o mel e bater mais um pouco. Cortar os figos em pedaços e juntar à massa. Pode deixar alguns pedaços  de figo para deitar por cima da massa antes de ir ao forno, para que fiquem ao de cima.

Levar a forno pré-aquecido por 12 a 14 min. ou até o palito sair limpo.

 

4 comentários:

Dani disse...

Os bolinhos parecem bons :) Lembram-me os fig rolls britânicos (e é bom usar aveia em massas, gosto bastante). Eu estou com um apetite voraz por doces também, tinha dado uma controlada mas voltou com tudo - acho que é a queda da temperatura, faz sentido, a alimentação leve do verão não está a dar conta :))))) É difícil resistir à doçaria portuguesa, mas se fico com muita vontade, opto por uma miniatura, o que sacia o desejo.
PS. Os teus comentários apareceram para serem moderado HOJE, bizarro!
Beijinhos!

Isabel disse...

Acho que é normal esse apetite voltar de vez em quando. Se o corpo está a pedir eu dou um bocadinho, tentando não exagerar.

Vou espreitar esses fig rolls, não sei o que é :)

Bjs

Dani disse...

Acho que o meu comentário ficou meio parvo! A massa dos fig rolls não tem nada a ver com a sua, tampouco o tipo de "biscoito". É a combinação biscoito com figo, foi isso que quis dizer! Bjs!

Isabel disse...

Dani, mas olha que fiquei de olho neles, os tais fig rolls, acho que vou tentar fazer uma versão mais light!

Bjs