terça-feira, 1 de abril de 2014

Bolo de banana sem gluten

Queria fazer um bolo com a farinha de arroz, mas como não encontrava nenhuma receita que me agradasse, comecei a inventar. Como tinha bananas, lembrei-me de fazer um bolo de banana levemente inspirado neste. Acabou por ser uma adaptação muito, muito livre.
 
O bolo ficou muito feinho como podem ver pela fraca foto (decididamente tenho que aprender a tirar fotos de interior). Parecia que não estava assado, mas estava. Já os biscoitos que fiz com esta farinha também ficaram assim descorados, acho que é a ausência do glúten que lhes dá esta cor. Ficou também muito baixinho, mais uma vez a ausência de glúten em acção. Mas também, o meu objectivo não é fazer bolos bonitos, mas sim fazê-los de forma a que me façam sentir bem.
 

 
 
 
Fica a receita:
 
2 bananas maduras
150 gr farinha de arroz
100 gr açúcar amarelo
3 ovos
meia chávena de manteiga
meia colher de chá de canela
1 colher de chá de fermento
 
Bata os ovos com o açúcar amarelo. Acrescente a manteiga e vá batendo sempre. Com um garfo faça uma papa das bananas e envolva com a canela. Acrescente a papa de banana e depois a farinha e o fermento batendo sempre. Asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos.
 
Fica pouco doce, como era suposto. Quem quiser mais doce é só aumentar a quantidade de açúcar.

3 comentários:

Dani disse...

Olá!
Não ficou feinho, ficou sem o dourado do topo, aconteceu o mesmo com o pão que fiz no sábado!
As bananas já dão uma certa doçura, não sei se foi aqui que disse, mas quanto menos açúcar consumo, menos vontade tenho de doces muito açucarados. Abro uma exceção para coisas como pastéis de nata, torta de limão e brigadeiros, mas não são coisas que como com regularidade, portanto posso cometer o deslize.
No domingo, comi uma panna cotta que achei muito doce, mas muito mesmo. Eu geralmente peço essa sobremesa porque é uma favorita, mas no domingo não desceu bem. Fiquei a me sentir meio down depois, muito esquisito.
Como é para você, sente alguma diferença?
Beijinhos

Dani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel disse...

Olá Dani,
sinto alguma diferença, porque antes eu tinha uma vontade enorme de comer qualquer coisinha doce após a refeição, principalmente depois do jantar, e agora já não tenho. E uma coisa engraçada, a minha irmã provou este bolo e detestou, disse que não tinha sabor, mas eu acho que tem um sabor agradável, tem o docinho da banana, mas de uma forma subtil. O meu paladar já não exige tanto açúcar como antes.
Bjs