domingo, 23 de março de 2014

Farinha de arroz

Continuando com a resolução de experimentar farinhas sem glúten andava com vontade de fazer algumas receitas que levavam farinha de coco, como por exemplo esta. Entrei no Celeiro decidida a comprar um pacotinho da dita, mas esse pacotinho custava a módica quantia de 12,95 € e como ainda não foi esta semana que acertei no Euromilhões comprei antes um pacote de farinha de arroz (3,95€).
 
 
Na minha primeira tentativa de fazer uns biscoitos com a farinha de arroz, cortei tanto no açúcar que eles ficaram a saber a sabão. Aprendi a lição e misturando algumas receitas fiz estes biscoitinhos de farinha de arroz e amêndoa que ficaram muito agradáveis. Reduzi em 25% a quantidade de açúcar pedida nas receitas e o resultado foi positivo, não sabem a sabão, mas também não estão muito doces.
 
 
 
Fica a receita para quem quiser tentar:
 
100 gr farinha arroz
50 gr amêndoa triturada
70 gr manteiga sem sal
75 gr açúcar
1 ovo
meia colher de chá de canela
 
Prepare o tabuleiro barrando-o com manteiga.
Forme um creme com a manteiga e o açúcar, depois adicione o ovo e bata até obter uma massa leve. Junte a farinha, a amêndoa e a canela e misture bem. Cubra o recipiente com película aderente e refrigere por 30 minutos. Aqueça o forno para ficar moderadamente quente. Forme bolas com aproximadamente 2,5 cm de diâmetro. Achate-as e leve ao forno a assar por 12 min ou até deslizarem facilmente no tabuleiro.
 
Não ficam com a textura fofa e aveludada nem com aquele aspecto bonito a que estamos habituados nos biscoitos de trigo, mas comem-se muito bem.
 

3 comentários:

Dani disse...

Olha só! Essa é a mesma marca que eu uso - de farinha de pão (http://www.amazon.co.uk/Doves-Farm-Gluten-White-Bread/dp/B006MVULLO/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1395646563&sr=8-2&keywords=doves+farm) e farinha para uso geral (http://www.waitrose.com/shop/DisplayProductFlyout?productId=32732#.Uy_jjNx3slI). Há mais opções dessa marca, mas são essas que encontro no supermercado (como dá para ver, aqui saem bem mais em conta, menos de dois euros, e na Amazon você compra pacotes de 5, melhor ainda!).
Eu comprei a farinha de coco online, numa promoção, mas usei pouco. Realmente é muito cara! Para mim, compensa porque farinha em geral rende aqui em casa, tenho feito poucas coisas de forno, mas mesmo assim... Ficou bem num brownie com pouco açúcar, mas semana passada fiz um pão de banana que levava a dita e achei um pouco forte para o meu gosto - eu exagerei, usei farinha, óleo e leite de coco, ficou a saber sabão também, mas de coco :-) Eu gosto de coco, mas a verdade é que me dá um pouco de azia, portanto tenho de consumir com parcimônia.
Adoro biscoitos assim, acho que vou fazê-los com a farinha de coco mesmo - tenho de usar, e acho que em bolachas vou gostar mais -, depois conto se saírem bem. É incrível como quando diminuímos o açúcar em certas coisas, tudo que é um pouco mais doce ficar a saber doce de mais (pelo menos comigo tem sido assim, comi um sorvete que adoro a semana passada e, apesar de ter curtido como sempre, achei uma bomba de açúcar e comi menos e não repeti).
Beijinhos, de novo, meus sentimentos pela gatinha, é um aperto no peito...

Dani disse...

PS. A minha prima me passou esse link:
http://gnt.globo.com/belacozinha/

É para um programa da GNT brasileira, apresentado pela filha do Gilberto Gil (acho que o conheces!). É um programa light, em que ela fala da alimentação mais saudável, etc, embora não se comprometa com nenhuma linha radical de dieta. É bem gostoso de assistir, mas acho que apenas o primeiro episódio está disponível online. Ela é uma graça e, achei, bem pé-no-chão para quem vem de um mundo de celebridades. Assista se puder.

Isabel disse...

É, aqui estes produtos ainda são muito caros. Mas um pacote de 1 kg vai dar para fazer muitos biscoitos :))Esqueci-me de dizer que o pacote de farinha de coco tinha só 500 gr!! Preço absurdo, não?
Obrigada pelo link, vou espreitar.
Bjs