segunda-feira, 1 de março de 2010

Lugares especiais

Um dos meus lugares preferidos em Lisboa é o Elevador de Stª Justa. Nunca o subi, isso é para os turistas! Eu, alfacinha de gema, conheço os truques todos e dou a volta pelo Largo do Carmo, entrando no elevador pelas ruínas do Carmo, ou seja pela saída, hihi. Mas vou lá muitas vezes.


Adoro tudo ali. A arquitectura do elevador é interessantíssima, em estilo neogótico e de lá de cima podemos ter uma panorâmica viva da cidade, pois conseguimos ver as pessoas a subir e a descer a Rua do Carmo, o aglomerado à entrada do C. C. Chiado, as janelas das casas ali perto. É muito engraçado, dá para sentir a vida da cidade.



Não me canso de estar ali a observar a cidade. Dum lado as ruínas do Carmo, do outro uma magnífica vista sobre a Baixa Pombalina, até à Sé. Ao fundo o Tejo. Amo.

11 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Isabel,
Como boa turista, já subi pelo Elevador Santa Justa duas vezes. Realmente tudo é muito lindo.
Se tiver a chance de voltar, vou tentar fazer como você, e deixar o elevador para os "turistas".
Beijos.

Cláudia Marques disse...

:)))
Essa da Heloísa foi muito boa...

Eu tb já subi o elevador, mas isso já foi há tanto tempo, que nem me lembro muito bem... vou ter que repetir a experiência, seja pelo caminho principal, seja pelo atalho...

Quem sabe não vamos lá com a Heloísa mesmo? Isso seria perfeito!

Claudia disse...

Isabel,

cá estou, em passagem relâmpago, em busca de vida e movimento. Destruída, desmanchando, mas me esforçando para sair da cama de onde não saio desde que voltei para casa!

Esse elevador me lembrou o de Salvador, nem de longe tão bonito, mas de como Salvador tem uma geografia bem parecida com a de Lisboa, exceto pelo Tejo.

Bj,

C.

ameixa seca disse...

Também nunca subi e até fui turista em Lisboa algumas vezes :) É uma cidade encantadora!

Isabel disse...

Heloísa, é ótimo ser turista. Eu adoro. Vemos coisas que não vimos na nossa terra, não é? Mas na nossa cidade somos donos do pedaço.
Quando voltar aqui eu mostro-lhe a versão dos lisboetas :)

Mana, ouvi dizer que até já bebeste um cafézinho lá em cima, hihi

Cláudia, querida amiga, faça um esforço, tente contrariar essa vontade de se refugiar na cama. Apoie-se nos seus meninos, no seu marido e nas lembranças boas.
Um abraço forte.

Ameixa, da próxima vez que vieres tens que ir espreitar o elevador, vale a pena!

Dani disse...

Acho que subi pelo elevador na minha primeira visita à Lisboa, não tenho muita certeza (foi um visita conturbada, e penso que bloqueei muitas das lembranças relativas à minha estadia). Dessa vez, fiquei só de olho... Adoro as ruínas do Carmo, um dos holofotes deixou-me uma cicatriz na perna direita, quando me cortei em Junho. Mas é uma cicatriz que me faz sorrir ;-)
Beijocas,

Inside me disse...

Acho que nunca andei no elevador :-), mas ja passei muitas vezes ao lado.

Lisboa tem muitos lugares especiais alguns em mudança como o Terreiro do Paço, durante muitos anos a minha entrada em Lisboa.

Bjs

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Isabel,
Lisboa tem lugares lindos, e eu às vezes também gosto de fazer de turista na "minha" cidade por isso já o subi :)
As fotos estão lindas.
Bj e bom fim de semana

pat disse...

Linda, linda esta sua cidade!

Beth/Lilás disse...

Isabel,
Que pena não pude ver tantas coisas em Lisboa, mas esse estará em minha próxima estada por aí.
Beleza de fotos como sempre!
bjs cariocas

Luciana disse...

Adorei as fotos, cidade linda.
Um dia ainda vou aí com calma conhecer, assim espero.
Beijo