quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Aventuras no mundo dos muffins


Comprei um livrinho sobre Muffins da colecção Le Cordon Bleu. São tão lindinhos estes livros que dá vontade de começar logo a cozinhar. As receitas são apresentadas em fotografias com uma estética romântica que eu acho muito charmosa: loiças antigas, toalhas de linho, madeiras, os ingredientes em recipientes lindos, coisas velhas. Mesmo como eu gosto.

Os muffins são bolinhos que fazem parte da tradição anglo-saxónica. São do género dos nossos queques, mas com algumas diferenças na confecção. Uma característica positiva dos muffins é que existem imensas possibilidades de combinação de ingredientes. Gostei tanto das receitas que fiquei com vontade de experimentar.
No dia de Carnaval acordei bem cedinho. Lá fora o sol batia na varanda e os passarinhos cantavam alegres à volta das árvores dos quintais. O resto do pessoal estava ainda todo a dormir e eu no silêncio da cozinha. Hum... O ambiente perfeito para cozinhar. Comecei então a peneirar as farinhas e a preparar todos os ingredientes para fazer a receita de muffins de maçãs verdes.

Mas o silêncio durou pouco. O pessoal acordou cheio de fome e eu deixei tudo em stand by até poder ter a cozinha livre outra vez. O resto da receita foi feito com a ajuda da minha irmã e da minha sobrinha que revela um gosto precoce para a culinária. Desde os 4/5 anos que adora pôr a mão na massa!

Eu gosto de seguir as receitas comme il faut (não liguem, hoje deu-me para os estrangeirismos) porque quando invento, a coisa nem sempre corre bem. Tinha todos os ingredientes em casa por isso foi só seguir as instruções. Eu sei que muita gente tem estes livrinhos maravilhosos Le Cordon Bleu, mas para quem não tem aqui fica a receita:

Muffins de Maçãs Verdes

Ingredientes

225 g de farinha com fermento (auto-levedante)
150 g de farinha sem fermento
1 1/2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de canela em pó
1 colher de chá de noz-moscada (coloquei só uma pitadinha)
3 colheres de sopa de açúcar granulado fino
155 g de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de mel
2 ovos
170 ml de leite
3 maçãs verdes cortadas em pedaços pequenos
1 colher de chá de canela para polvilhar
2 colheres de açúcar granulado fino para polvilhar

Preparação:

1 - Pré-aqueça o forno a 200ºC (Gás 6). Unte um tabuleiro para seis muffins grandes (250ml) ou doze muffins normais com manteiga derretida. Peneire as farinhas, fermento, canela, noz-moscada e açúcar para dentro de uma tigela grande e faça uma cova no meio.

2 - Num tacho pequeno derreta a manteiga e o mel sobre lume brando, maxendo sempre, até obter um líquido homogéneo. Retire do lume. Bata os ovos com o leite.

3 - Deite de uma só vez a mistura de manteiga e mel, a mistura de leite e ovos, e os pedacinhos de maçã na cova que fez nos ingredientes secos. Mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem combinados. Não mexa demasiado - a mistura deverá ficar com grumos.

4 - Encha as forminhas até cerca de três quartos. Polvilhe com o açúcar misturado com a canela e leve cerca de 20-25 minutos ao forno ou até que um palito introduzido no centro do muffin saia limpo. Deixe repousar na forma durante 10 minutos antes de os retirar para uma rede para arrefecer.

Como não tinha formas de muffin, fiz numas mais pequenas, por isso os muffins ficaram mini-muffins, kkkkkk... (adoro este risinho à Scooby Doo!)

Gostei do resultado porque não ficaram muito doces, ficaram ótimos, com aquele saborzinho combinado da maçã e da canela. Uma delícia. Acho que, se voltar a fazê-los, vou cortar os pedacinhos de maçã ainda mais pequeninos e, claro, usar formas de muffin.

12 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Isabel,
Linda louça, linda toalha. E os muffins, com carinha de gostosos.
Beijos

Unknown disse...

TÃO BOM

Têm optimo aspecto... fiquei a babar-me

Isabel disse...

Heloísa, adoro loucinhas antigas, acho muito mais bonitas do que as modernas!

Sofia, experimenta. Põe a mão na massa!

Bjs

Anónimo disse...

Manocas, ficaram lindos e muito bons, eu sou testemunha.
Realmente os livros dessa colecção são lindos, criam aquela atmosfera maravilhosa, e as loiças são uma perdição. Mas o teu prato tb não fica atrás.
Parabéns, e continua. Ainda quero provar uns quantos, pra ver se chego aos 60.......

ameixa seca disse...

Eu tenho 9 livros dessa colecção e são fantásticos. Mas existem muitos mais e eu adorava encontrar os outros. Ainda não fiz esses muffins, mas devem ficar excelentes :)

Claudia disse...

Isabel,

ficaram lindos de morrer os teus muffins. E eu prefiro o tamanho dos mini muffins, acho mais apetitoso tudo menorzinho.

Quer dizer que podemos esperar montes de receitas lindas, em louças antigas e românticas, nos próximos meses?

Eu vou adorar...Beijos,

Claudia

Isabel disse...

Mana, o mérito também foi teu. Receitas feitas a seis mãos ficam sempre melhores!

Ameixa, a coleção é linda mesmo, mas eu como sou gulosa, só compro os de doces, hihihi

Cláudia, montes de receitas, não sei! Uma ou outra, talvez.

Beijos a todas

Cláudia Marques disse...

Estou à espera da comemoração do 1º aniversário...

Isabel disse...

Maninha, nem tinha reparado!

Inside me disse...

Finalmente consegui ver os Muffins...

...só me apareciam no blogger...

... tou com saudade de coisas estranjeiras ... apetecia-me viajar...

... vou pensar nisso...

...entretanto fico-me pelos teus muffins...

Beijos

Isabel disse...

Inside, viajar é maravilhoso. Eu já estou a planear a minha viagem a Itália e já estou a contar os dias.
Bjs

Pp_FANTASMA disse...

De abrir o apetite:)